quarta-feira, 24 de março de 2010

Portugal: falhas mecânicas explicam quedas fatais de aeronaves

Inquérito em Castelo Branco foi aberto e queda a pique indicia avaria. No caso da morte do capitão de Abril Costa Martins, uma falha no motor causou o acidente, diz o relatório.



Os dois acidentes de queda de aeronaves mais recentes, em Montemor-o-Novo e Castelo Branco, terão sido originados por falhas mecânicas. No primeiro caso, com duas vítimas mortais, a investigação apurou que houve uma falha no motor. Na situação de domingo, o inquérito foi iniciado, mas a queda a pique do aparelho ultraleve também indica que o mais provável é ter havido uma avaria mecânica. Desde início de 2010 já ocorreram três acidentes aéreos, e em 2009 foram registados 13 acidentes com aeronaves, que provocaram nove mortos.


Em Castelo Branco, os dois ocupantes da aeronave foram encontrados já sem vida, uma hora depois do alerta, por dificuldades no acesso ao local onde tinha caído o aparelho. Os cadáveres foram encontrados nos respectivos bancos, com os cintos colocados. O fogo de alarme e os pára-quedas não foram accionados.


Com a luz do dia, foi possível verificar a zona onde caiu a aeronave, cedida pela Vodafone ao Aeroclube de Castelo Branco para vigilância da floresta. Encontrava-se mergulhada no mato, com o cockpit aberto na estrutura superior, por onde foram retirados os corpos e transportados em maca pelos bombeiros até à zona onde ficaram estacionados os veículos de socorro, um percurso de 500 metros só possível a pé.


"Foi uma queda vertiginosa, aliás, o mato à volta não está pisado nem nada", apontava na manhã de ontem o capitão João Brito, da GNR de Castelo Branco.


Os técnicos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) estiveram no local durante a tarde.


Norberto Grancho, arquitecto e técnico superior na Câmara de Castelo Branco, e Armindo Fernandes, engenheiro e funcionário da Concessionária Scutvias, foram as vítimas mortais do acidente da queda da aeronave, que ocorreu ao final da tarde de domingo.


Já o acidente de aviação que, no dia 6, provocou a morte a duas pessoas, uma delas o antigo capitão de Abril Costa Martins, terá sido causado por uma falha de motor, indica o relatório preliminar do GPIAA, a que o DN teve acesso. Os peritos dizem que o facto de os comandos do motor se encontrarem em "potência máxima" e os danos sofridos pelas pás da hélice, que sugerem falta de tracção, indiciam a ocorrência de uma falha de motor "pouco depois da descolagem".


Desta forma, o acidente terá ocorrido pouco depois das 16.30, hora a que Sousa Monteiro, antigo comandante da TAP com mais de 20 mil horas de voo, se dirigiu para o Alon Aircoupe A2-A, uma aeronave ligeira de dois lugares de que era proprietário e que se encontrava estacionada num hangar junto à pista de voo na Herdade do Pinheiro e Cavaleiro, próximo de Ciborro. Embora apontando para a existência de uma "provável falha de motor", os peritos dizem ser necessário efectuar uma "inspecção minuciosa ao motor e ao sistema de alimentação de combustível, para esclarecer melhor a sequência dos factos". Ainda segundo o relatório, a inspecção ao painel de instrumentos e controlos de voo confirma que o acidente terá ocorrido pouco depois de o Alon Aircoupe A2-A, construído em 1968 e com mais de 1200 horas de voo, ter levantado voo pela última vez.


Fonte: Célia Domingues (Diário de Notícias - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário