sábado, 20 de março de 2010

Embraer vê melhoras em 2010


A Embraer espera um cenário mais favorável do que em 2009, quando o mercado retraiu fortemente pela crise econômica. Mesmo assim, o vice-presidente executivo de Finanças e de Relações com Investidores da fabricante de aeronaves, Luiz Carlos Aguiar, acredita que não é possível afirmar que trata-se de uma estabilização sustentável a longo prazo: "Vemos um cenário um pouco mais positivo, sem dúvida, o mercado vem melhorando aos poucos, mas ainda sem grande euforia ou certeza sobre a sustentabilidade de crescimento da demanda em todas as linhas de produtos", afirmou.

"Venderemos mais do que no ano passado, mas ainda não nos níveis de 2006, 2007", disse o executivo. Para ele, a retomada e a melhoria "significativa" deste mercado virão somente em meados de 2011. Segundo o vice-presidente de Finanças, a Embraer, não tem presenciado postergações ou cancelamentos na entrega de aeronaves como em 2009. Aguiar comentou que a fabricante continua dependendo de sua carteira de pedidos firmes (backlog) para gerar receitas. O backlog da Embraer. somava, ao final de 2009, US$ 16,6 bilhões, volume suficiente para 3,3 anos.

Embora tenha destacado que a empresa já trabalhou com mais folga em seu backlog - em 2008, a carteira de US$ 20,9 bilhões supria 3,8 anos -, Aguiar destacou que o prazo de 3,3 anos é tido como "razoável" pela empresa. "Consideramos esse número razoável, é bem confortável, sim", disse a jornalistas. Conforme Aguiar, a empresa segue com expectativas positivas com relação à venda de jatos executivos. Ele disse que a empresa conseguiu vender bem estes produtos em 2009, ao contrário de seus pares, porque seus lançamentos tinham sido vendidos antes da crise. "Vendemos 850 Phenom 100 e 300 no final de 2008 e em 2009. Isso nos deu uma capacidade muito grande de entregas e de geração de receita, por isso crescemos neste segmento, a despeito da crise", explicou.

Ontem, ao divulgar suas demonstrações financeiras referente ao quarto trimestre e ano de 2009, a fabricante anunciou que espera entregar 90 aeronaves comerciais e 137 jatos executivos em 2010. Do total de aviões executivos, 120 unidades devem ser da família Phenom e os outros 17 serão Legacy e Lineage.

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