domingo, 9 de maio de 2010
Azul inaugura primeiro simulador do Embraer 190
Em grande estilo, ao som de "Come Fly With Me" e com direito à "voo panorâmico" sobre o Rio de Janeiro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras deu um passo que não se via no Brasil desde a antiga Varig: foi inaugurado, nesta quarta-feira, dia 5 de maio, em Azulville, sede da empresa em São Paulo, o novo simulador do Embraer 190 da empresa - na verdade, a Azul é a única empresa brasileira a ter seu próprio simulador e primeiracompanhia aérea no mundo a ter seu próprio simulador do Embraer 190.
O equipamento, do tipo Level D FFS (a categoria mais capaz e completa), foi fabricado nos Estados Unidos e teve um custo total US$ 20 milhões. Instalado em um antigo estúdio de TV, que foi amplamente modificado para o recebimento do equipamento (inclusive o nível do chão foi rebaixado para comportar a altura do simulador), o AzulSim, como foi oficialmente batizado por um dos tripulantes da empresa, visa atender as necessidades de treinamento e capacitação dos tripulantes da Azul, até pelo menos 2012, quando será necessário um segundo equipamento, segundo projeta o VP Operacional da Azul, Miguel Dau.
David Neeleman, fundador da companhia, foi enfático ao dizer: "Nosso primeiro valor é a segurança. Sem isso, não temos nada", e o simulador é uma peça absolutamente fundamental no processo de formação dos pilotos, já que é capaz de gerar situações de emergência impossíveis de serem reproduzidas em uma aeronave real. "Inclusive, esse simulador é capaz de simular uma das situações de emergência mais desafiadoras, que é o incêndio na cabine", disse Gianfranco Beting , Diretor de Marketing da empresa e o "mestre de cerimônias" da inauguração.
O aparelho, que já estava em funcionamento desde dezembro, pode operar com até dois pilotos por sessão, 20 horas por dia, de segunda a segunda, como disse o Comandante Álvaro Neto, Diretor de Operações da empresa. Contudo, a urgência em treinar novos pilotos no Embraer 190 manteve o aparelho muito ocupado - tanto que só foi "inaugurado" oficialmente essa semana.
A Azul observou não só uma maneira de manter os níveis de treinamento de acordo com seus padrões e formar pilotos "em casa", mas também uma grande oportunidade de negócio: oferecer treinamento para tripulações de outras empresas. Tanto que o AzulSim já treina pilotos da Trip, da LAM Moçambique e da própria Embraer. "Estamos também em negociações com a FAB, para treinar os pilotos do GTE - Grupo de Transporte Especial, responsável por transportar os dignatários brasileiros no VC-2, um Embraer 190 modificado para transporte VIP", afirmou Beting.
No mesmo evento também foi apresentada a Universidade Azul, escola responsável pelo treinamento das tripulações que, além do simulador de voo, conta com um mock-up do cockpit e da cabine de passageiros , com a finalidade de treinamento e estudo de procedimentos. Na Universidade Azul, sob comando de John Daly, ex-instrutor do Top Gun e instrutor da Azul, serão formados comissários, em cursos com duração de 45 dias e pilotos, que levarão entre três e quatro meses em instrução, antes de seguirem para voos em rota.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário